quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Roseana Sarney inaugura Complexo Policial Regional em Tutóia na 17a edição do Governo Itinerante


A governadora Roseana Sarney encerrou a agenda da 17edição do Governo Itinerante, em Tutóia, onde, na tarde desta quinta-feira (14), inaugurou o Complexo Policial Regional. Ela estava acompanhada do prefeito Raimundo Nonato Abrão Baquil, dos secretários de Estado Aluísio Mendes (Segurança Pública) e Luís Fernando Silva (Infraestrutura), dos deputados Max Barros e Magno Bacelar, além de prefeitos e lideranças políticas e comunitárias da região.
Roseana Sarney destacou a importância da nova delegacia para a ampliação do sistema de segurança pública no Maranhão e salientou que todo esforço está sendo feito para reduzir os índices de violência.
Nós estamos trabalhando para reforçar a segurança pública em todo o estado, garantindo a estrutura necessária, a exemplo deste complexo aqui em Tutóia – declarou .
O Complexo Policial inaugurado pela governadora funciona em um prédio construído na Avenida Vila Saudade com investimento da ordem de R$ 515.232,56. A unidade possui gabinetes, cartórios, sala de interrogatório e reconhecimento, departamento de armas, alojamento masculino e feminino, sala de captura, entre outros espaços.
Foto 4 governo itinerante em tutoia foto Handson ChagasO secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, também destacou o trabalho da governadora e do deputado Max Barros, quando secretário de Infraestrutura, pela melhoria das estradas que levam até Tutóia. Ele aproveitou a oportunidade e deu boas notícias à população.
O trabalho continua e assinaremos, ainda este ano, Ordem de Serviço para asfaltamento de 6 km de vias públicas nesta cidade.

“Luis Fernando foi o melhor prefeito do Brasil”


Um dos mais renomados jornalistas da mídia imprensa e online nacional, o jornalista Cláudio Humberto publicou em sua coluna eletrônica, reproduzida em várias jornais de grandes circulação do país, que o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva, foi considerado o melhor prefeito do Brasil.
Cláudio Humberto informou ainda que Luis Fernando é o nome da governadora Roseana Sarney para sua sucessão.
Confirma o print da nota do jornalista:


Fonte GI

Pífia e rasteira.


O vereador Antonio Luis classificou de - imprensa rasteira - os profissionais que fazem a cobertura do dia a dia na Câmara Municipal. As palavras do parlamentar em mais esse ataque a imprensa foram proferidas no inicio do seu pronunciamento no pequeno expediente da sessão Plenária de quarta-feira (13). Disse que o trabalho feito por jornalistas que frequentam as sessões, de segunda e quarta-feira, é medíocre e mesquinho. Quando fala assim é porquê esta se sentindo incomodado. 

O parlamentar já foi aliado de todos os políticos, aliás de todos os prefeitos que passaram pela Prefeitura de Caxias desde quando participou pela primeira vez de uma legislatura em 1993 até o ano de 2013. É um árduo defensor do prefeito Léo Coutinho, é do tipo que não larga quem está no poder, e sempre que tem uma oportunidade gosta de alfinetar os colegas que abandona  o barco da situação, vereador Fabio Gentil tem sido seu principal alvo na atual composição do Legislativo Municipal.

Antonio Luis, que inclusive já respondeu processo por agredir fisicamente um jornalista quando exercia o mandato de presidente da Câmara Municipal, foram raras, as vezes que na  maioria de suas participações no Plenário da Casa, não tenta desqualificar os trabalhos jornalísticos da imprensa que destaca a participação dos parlamentares descompromissados com a população caxiense. 

Peço ao nobre vereador um pouco mais de respeito para com a classe, que tem a caneta como a principal arma de defesa para se defender e denunciar com ética e respeito, atuações - pífia e rasteira - de alguns vereadores no parlamento municipal. 


Assembleia Legislativa aprova moção de aplauso ao MP e desfaz constrangimento provocado pela oposição

Rubens Junior foi o mais agressivo contra o MP. 
A Assembleia Legislativa aprovou e encaminhou ontem moção de aplauso ao Ministério Público Estadual (MP). O gesto, proposto pelo deputado Edilázio Júnior (PV), reitera o respeito que a Casa tem pelo MP, que atua na defesa da garantia dos direitos constitucionais no estado. A moção também foi uma resposta de membros do parlamento à oposição, que desqualificou o órgão por causa de uma investigação proposta contra o ex-prefeito Humberto Coutinho (PSB), de Caxias, enrolado com atos de improbidade administrativa, segundo o próprio MP.
Enquanto o plenário votava a moção de aplauso ao Ministério Público, os deputados de oposição que haviam atacado a instituição, sequer se manifestaram. Apesar disso, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), mais agressivo contra os promotores de Justiça e Othelino Neto (PSB), não se opuseram à homenagem. Provavelmente uma estratégia para amenizar o desgaste causado por eles com o ato de fúria contra o MP. Cleide Coutinho, mulher de Humberto e que também havia atacado o MP, não participou ontem da sessão.
Com informações da Coluna Estado Maior

O impasse continua ...


Mais uma vez os guardas municipais lotaram a galeria da Câmara Municipal para ouvir os parlamentares, especialmente os governistas, sobre o  posicionamento do prefeito Léo Coutinho em relação à greve da classe que completa hoje uma semana de paralisação. 

A sessão começou já com os governistas demonstrando nervosismo, a começar pela presidente Ana Lucia, que questionou a publicação da imprensa sobre o motivo da não realização  da sessão na segunda-feira (11), quando apenas cinco vereadores compareceram para trabalhar e justificar o papel do vereador, que é  legislar e criar leis.  

Depois da abertura dos trabalhos, a palavra no pequeno expediente foi franqueada. Taniery Cantalice iniciou abordando novamente a greve dos guardas municipais e pediu a união dos 19 vereadores no sentido de quê o impasse entre Sigmac e Prefeitura tenha um final feliz, que é o prefeito Léo Coutinho concedendo as reivindicações da categoria. Ainda no seu pronunciamento, a parlamentar parabenizou o Sintrap, o mais novo aliado da Guarda Municipal na luta pelos  direitos reivindicados.


Logo em seguida falou o vereador, Fabio Gentil, como ser humano e parlamentar oposicionista, foi tecer comentários sobre o estado de saúde do ex-prefeito Humberto Coutinho, e recebeu  avaliação dos  vereadores, Antonio Luis e Mario Assunção, de soberbo e que estava querendo tirar proveito da situação na qual se encontra o ex-gestor do município. 

Antes de ser avaliado pelos dois situacionistas de soberbo e sensacionalista, Fabio Gentil voltou a criticar duramente o modo de administração do prefeito Léo Coutinho. - R$ 19 mil reais mensais, é o custo do aumento e esse pequeno valor não vai onerar em  nada vai  as finanças de uma prefeitura do porte de um  município do tamanho de Caxias. Seria um ato de justiça o prefeito conceder este aumento e enviar para ser aprovado por esta Casa  o Plano de Cargos, Salários e Carreira da classe -  emendou  Gentil, sendo aplaudido pela platéia.  

A vereadora Thais pediu a palavra no pequeno expediente e não conseguiu segurar a emoção ao falar do problema de saúde do tio, Humberto Coutinho. Relembrou a trajetória do ex-prefeito como médico, homem publico e do inicio difícil na carreira politica. Exagerou, quando disse que os pares oposicionistas estavam fazendo politicagem com o movimento grevista dos guardas municipais. 

O momento mais tenso da sessão foi no momento quando o vereador, Ronaldo Chaves falava e foi interpelado por Taniery Cantalice, que queria saber do situacionista qual o verdadeiro posicionamento da base aliada do prefeito Léo Coutinho em relação ao movimento grevista. Na hora do frisson e os apupos vindo da galeria, a presidente Ana Lucia interviu e restabeleceu a ordem no plenário. 

No final dos trabalhos, não havia nenhum vereador inscrito para o grande expediente e não havendo mais nenhum assunto para ser tratado a presidente Ana Lucia encerrou a sessão. Que terminou como começou, nenhuma proposta de solução para o fim da greve dos guardas municipais, que depende unicamente da boa vontade do prefeito Léo Coutinho.  


Assembleia Legislativa do Maranhão deve ser renovada em mais de 50%

Assembléia Legislativa do Maranhão 
Pela primeira vez na história da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão a renovação de seus membros deputados deve alcançar índices superiores a 50% nesta eleição do próximo ano.
Além dos que irão disputar cargo de deputado federal, a exemplo de André Fufuca,  Zé Carlos do PT e Rubens Júnior, os que não concorrerão à reeleição, como Marcelo Tavares e Eliziane Gama e provavelmente Arnaldo Melo, tem uns 20 novatos que caminham para a vitória no pleito do próximo ano.
Deste último grupo, três já exerceram o mandato de deputado estadual: Paulo Neto, Humberto Coutinho e Sérgio Vieira, embora este último em caráter temporário. Os três têm amplas chances de retorno.
Mas são os caras novas que trabalham  diuturnamente na disputa por vagas e estão cacifados pelo amparo que detém em lideranças conhecidas no Maranhão.
Se a disputa fosse hoje, dois nomes disputariam como prováveis mais votados: Glaubert Cutrim e Ana Mendonça, popularmente conhecida como Ana do Gás, alusão ao projeto da termelétrica inaugurada recentemente na sua cidade, Santo Antônio dos Lopes.
Estão na mesma corrida com amplas chances de vencer o ex-prefeito de Magalhães de Almeida, Neto Carvalho, Adriano Sarney, filho do deputado Sarney Filho e o ex-prefeito Josemar (Moral da BR).
Do quadro atual, estão praticamente com o passaporte de retorno os seguintes deputados: Victor Mendes (secretário do Meio Ambiente), Max Barros ( que pode ser o presidente da AL a partir de abril de 2014), Edson Araújo, Marcos Caldas, Antônio Pereira, Graças Paz, Manoel Ribeiro, Neto Evangelista, Raimundo Cutrim. Afonso Manoel, Hélio Soares, Jota Pinto, Edilázio Júnior, Eduardo Braide, Gardênia Castelo, Raimundo Louro, Rogério Cafeteira, Ricardo Murad, Roberto Costa, Stenio Resende, Carlos Filho, Rigo Teles, Hemetério Weba, Camilo Figueiredo.
Portanto, restam dez vagas que deverão ser disputadas entre os atuais deputados não listados aqui nesta primeira parcial e outros novatos.
Blog do Luis Cardoso

Aniversário de Anapurus.


O secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, participou, na manhã de quarta-feira (13), das comemorações de aniversário de 48 anos do município de Anapurus, e anunciou que o Governo do Estado pavimentará três quilômetros de ruas e fará a duplicação da avenida João Francisco Monteles, um antigo sonho da população.
Junto com a prefeita Cleomatina Moreira Monteles (Tina Monteles), o secretário Luis Fernando participou das inaugurações do Ginásio Poliesportivo José de Jesus Rodrigues, “Zé Bugué”, do Colégio Nerci Alves Monteles e do Centro de Saúde Isaque Francisco Monteles.
“Neste dia de festa trago um abraço fraterno da governadora pelo aniversário de Anapurus e também dizer que ela tem um carinho especial por esta cidade, inclusive tendo liberado emenda de R$ 800 mil para realização de obras de asfaltamento no município”, disse Luis Fernando.
O secretário destacou as ações que a Sinfra executa por todo o Maranhão e a importância social do asfalto que chega às cidades, pois para cada cidadão significa melhorias na saúde, educação, vida familiar, agricultura, infraestrutura, desenvolvimento, autoestima e embelezamento do município.
“O asfalto traz o desenvolvimento, faz escoar a produção e riqueza da região. As crianças chegam com segurança nas escolas, por meio do transporte escolar, além de se reduzir o número de doenças endêmicas, verminoses, entre outras, com o fim da poeira no verão e a lama no inverno. A segurança pública se beneficia com a via asfaltada, pois o aparelho policial circula melhor. Com asfalto o pai ou mãe de família não precisa sair tão cedo de casa para o trabalho e voltar mais tarde, garantindo assim mais tempo para os filhos e para o lazer, garantindo assim mais qualidade de vida aos maranhenses”, assinalou Luis Fernando.

Má interpretação da situação.

Vereador Fabio Gentil foi mal interpretado.
O vereador Fabio Gentil foi mal interpretado na sessão de ontem na Câmara Municipal pelos situacionistas. O parlamentar iniciou seu pronunciamento no pequeno expediente dizendo lamentar o problema de saúde do ex-prefeito Humberto Coutinho e que diante da situação em que se encontra o estado do ex-mandatário caxiense, rogaria a Deus pela sua recuperação.

Na sequência do pronunciamento, Fabio Gentil fez a colocação dizendo quê  milhares de caxienses  estão passando por uma situação semelhante ou pior a do ex-prefeito Humberto Coutinho, e muitos sem condições financeiras, padecem na fila do SUS no caótico atendimento da saúde de Caxias, aguardando por um milagre de Deus.

O caso da criança  de apenas 1 ano e 4 meses que precisava fazer uma cirurgia de emergência, e somente tinha vaga pelo SUS para o distante 15 de janeiro, foi abordado novamente pelo vereador Fábio Gentil. Como a família do bebê é humilde e não tem condições financeiras, se fosse necessário esperar, não iria sobreviver até a data marcada pela Secretaria de Saúde do município para a realização do procedimento cirúrgico, que com a intervenção do edil foi realizado em Teresina, e a pequena paciente está passando  bem.  

Todos as pessoas presente na galeria da Casa do Povo na noite de quarta-feira (13) entenderam as colocações de Fabio Gentil, menos alguns parlamentares da situação, que assim como Gentil, na apresentação de um problema de saúde, jamais irão procurar o Hospital Geral do município ou o SUS em busca de um tratamento. Todos tem condições financeiras suficientes para procurar os lugares mais distante, do mesmo modo como fez o ex-prefeito Humberto Coutinho, que esta se recuperando em São Paulo.  

Para encerrar minha abordagem sobre a polêmica criada pelos situacionistas no plenário, uso as palavras da vereadora Benvinda. Não sou procurador e nem porta voz do vereador Fabio Gentil, mas até onde conheço a sua educação religiosa e formação cristã, ele jamais irá  ou vai desejar o mal a quem quer que seja.