segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ocupação da PM na Vila Arias continua por tempo indeterminado

Major Jurandir  (foto reprodução TV/Mirante)
A  permanência da Polícia Militar na Vila Arias iniciada quinta-feira (09) passada por meio de uma  operação deflagrada para combater o trafico e o crime, irá prosseguir por tempo indeterminado. A decisão foi tomada  pelo comando do 2º Batalhão da Polícia Militar do Interior (2º BPM/I), conforme frisou durante uma entrevista a TV Mirante, tudo resultado em decorrência do "sucesso" da ocupação. Num balanço parcial apresentado pela PM, mais de uma centenas de pessoas foram abordadas e que  resultou ainda na apreensão de aproximadamente 30 motocicletas com documentação irregular e sob suspeita de serem roubadas. A ação policial é bem vista entre os moradores da comunidade, que agora se preocupam se a tranquilidade será mantida quando a polícia deixar o local.

De acordo com o major Jurandir,  a operação permanecerá com o mesmo aparato da semana passada, e que isso se deve "ao sucesso da operação" no tocante à participação da comunidade em denunciar os crimes, sobretudo os casos de tráfico de entorpecentes e a comercialização de veículos e objetos suspeitos de serem roubados. Segundo o oficial, a população local tem agradecido e elogiado a PM pela iniciativa de entrar no bairro e trazer a sensação de tranquilidade. Ele disse que "é importante que nesse momento as pessoas continuem confiando na polícia e continuem a colaborar passando informações. Nada temos contra os ciganos e é importante salientar que na comunidade da Vila Arias existe pessoas honestas e honradas. Mas os bandidos e  canalhas que residem no bairro, vamos colocar todos na cadeia", falou o comandante.
Policiais conferindo documentação de motos apreendidas na Vila Arias.
Para o comandante, que falou sobre o assassinato do policial Alexandre, não existe a menor duvida de quê o mesmo foi assassinado na Vila Arias e o corpo foi desovado em um matagal na zona rural do município. Duas pessoas suspeitas de envolvimento no crime estão foragidas e com o pedido de prisão preventiva já expedida pela Justiça, trata-se de Raimundo Cigano e Paulo Sergio. Após prenderem os dois, a policia acredita que a morte de Alexandre será elucidada. A moto da vitima foi incendiada e abandonado dentro de um matagal as margens da BR 316 nas proximidades do povoado Brejinho.   

Na Vila Arias, conforme  informações colhidas dos policiais militares, desde a ocupação da PM os moradores têm andado mais seguros pelas ruas e as crianças, também têm brincado mais tranquilamente. A única preocupação dos que lá vivem é se essa sensação de paz permanecerá mesmo quando a ocupação feita pela Policia Militar chegar ao fim.
A motocicleta do policial Alexandre, foi incendiada e abandonada dentro de
um matagal. 


E agora, Rodrigo Janot e Nicolau Dino?

Segunda maior cidade de São Paulo enfrenta onda de violência; após morte de policial militar, terminal de ônibus é invadido e três coletivos são incendiados; madrugada teve 13 assassinatos; capital teve quatro ônibus queimados no final de semana; crise na segurança será motivo de pedido de intervenção federal em Estado governado pelo tucano Geraldo Alckmin?; por motivo igual, jornal Folha de S. Paulo defendeu intervenção no Maranhão de Roseana Sarney; diferença política?

CAMPINAS: 13 MORTOS E CHAMAS. INTERVENÇÃO?
247 – A julgar pelos critérios de análise do jornal Folha de S. Paulo, Campinas, a segunda maior cidade do Estado, merece sofrer intervenção política o quanto antes. Ou melhor, o governo de São Paulo é que precisa ser enquadrado e perder seus poderes para uma força-tarefa saída de Brasília para resolver tudo a toque de caixa.
No final de semana, uma onda de assassinatos varreu a cidade, com treze mortos na madrugada do domingo 12 para a segunda-feira 13. Um grupo de cerca de 20 homens invadiu um terminal rodoviário e ateou fogo em três ônibus. Os crimes aconteceram após a divulgação da morte de um policial militar.
Na capital paulista, no final de semana outros quatro ônibus foram incendiados.
Em editorial, a Folha defendeu, por motivos semelhantes, agravado pela crise no sistema carcerário, uma intervenção federal no Maranhão governado por Roseana Sarney. Mas está claro desde já que não defenderá a mesma solução de força contra a gestão de Geraldo Alckmin, em São Paulo.
O que é descontrole lá é normal aqui, este parece ser o recado dado pelo jornal. Apenas as preferências políticas do jornal explicam a grita num caso e o silêncio no outro.
Na verdade, o episódio de Campinas ilustra tristemente o quanto é temerário promover atos institucionais bruscos sobre instituições como governos de Estado e prefeituras municipais. Pelo critério de crise na segurança, dezenas de cidades brasileiras e outros Estados além do Maranhão, infelizmente, passariam à tutela federal, que, de resto, assumiria novas responsabilidades acima de todas as que já tem.
Seria isso a resolver o problema que parece se agravar em todo o País?

Investimentos em Grajaú

grajau
O Distrito Industrial de Grajaú foi entregue na semana passada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc). O investimento é da ordem de R$ 3,9 milhões. A cerimônia teve presença de lideranças políticas, empresariais e trabalhadores do município e cidades vizinhas que compareceram ao local.
Para o secretário de Infraestrutura, Luis Fernando, o distrito será um marco divisor na história da cidade de Grajaú. “Este é um investimento decisivo para que mais indústrias cheguem a Grajaú para que se possa diversificar o parque industrial. Tenho certeza que outros investimentos virão para o município, gerando desenvolvimento, emprego e renda”, afirmou Luis Fernando Silva.
O secretário Mauricio Macedo, destacou que a implantação dos Distritos Industriais no Maranhão atende a estratégia do governo em descentralizar o desenvolvimento econômico do estado. “Hoje mais da metade dos empreendimentos já se encontram fora da capital. Esta é uma obra importante para Grajaú que oferece infraestrutura para e receber empreendimentos”, disse Mauricio Macedo.
O prefeito de Grajaú, Júnior de Sousa Otsuka, afirmou sentir-se muito feliz por fazer parte desta história de Grajaú com a implantação do distrito. “Este é um sonho realizado pelo Governo do Estado e Município e estão irmanados para gerar o desenvolvimento, a geração de emprego e de renda para o município”, afirmou.
blog do Zeca Soares

Na rica Porto Alegre, o mesmo horror das celas dos presídios do Maranhão

Capital gaúcha abriga o pior presídio do país, com mais do que o dobro de sua capacidade e dominado por chefes do tráfico de drogas no Estado

Da revista Veja
veja
Presídio Central de Porto Alegre (RS)
Os Estados do Maranhão e do Rio Grande do Sul estão distantes na longitude e nos índices de desenvolvimento econômico e social de seus moradores. Porto Alegre está mais de duzentas posições à frente de São Luís no ranking do Índice de Desenvolvimento Econômico (IDH) e, apesar de ser a 28º cidade com os melhores indicadores do país, a capital gaúcha se iguala à 249ª colocada no horror do sistema carcerário. Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados apontou o Presídio Central de Porto Alegre como a pior penitenciária do Brasil em 2008. Com 4.500 detentos, o presídio funciona há anos com contingente bem acima de sua capacidade de 2.069 vagas. Em novembro de 2010, atingiu o recorde, com mais de 5.600 detentos. A superlotação, aliada à falta de infraestrutura e ao total descaso do governo Tarso Genro (PT), segue a a mesma receita que provocou o colapso hoje visto no Maranhão.
Assim como no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), o Presídio Central de Porto Alegre é dominado por facções criminosas. São os líderes que determinam quem deve receber atendimento médico, visitas de advogados e também as penas aplicadas ao preso endividado com drogas. Recentemente, por uma dívida de 15 reais de crack, um detento foi “condenado” a ingerir à força um coquetel de drogas com água e crack moído, entre outras substâncias. Ele sobreviveu para contar a história, mas em casos parecidos, o “condenado” morre asfixiado com um saco plástico amarrado à cabeça. São recorrentes os relatos de extorsão de familiares, obrigados a fazer depósitos em contas de laranjas em troca da vida do detento. Junto com as drogas, armas e aparelhos celulares entram e saem com frequência na cadeia gaúcha.
O presídio gaúcho não dispõe de área destinada às visitas. O resultado é que os cerca de 240.000 visitantes que entram no local por ano têm livre acesso às 28 galerias e às celas. Desse total, 20.000 são crianças que acabam expostas a homens armados, consumo de drogas e visitas íntimas.
Construído em 1959 para abrigar 300 presos, o Presídio Central de Porto Alegre teve sua estrutura condenada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) após uma inspeção, em abril de 2012. Na ocasião, os engenheiros constataram que o esgoto escorre pelo pátio. As denúncias assinadas também pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) foram encaminhadas para a Organização dos Estados Americanos (OEA). A entidade voltou a notificar o governo brasileiro nesta semana para adotar medidas que garantam a integridade dos presos em Porto Alegre.
O governo Tarso Genro atribui a superlotação do presídio ao fechamento de pelo menos oito unidades prisionais na Grande Porto Alegre nos últimos anos. Até o fim de 2014, o superintendente dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul, Gelson Treiesleben, afirma que serão criadas 4.700 novas vagas. “Nosso objetivo é esvaziar o Presídio Central de Porto Alegre pois sabemos que vai sucumbir ”, diz.
A Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul diz que até o fim do ano o Presídio Central abrigará apenas os presos provisórios, que correspondem a mais da metade de sua população carcerária de 4.500 pessoas. Segundo o Tribunal de Justiça gaúcho, 2.746 detentos que estão no local aguardam julgamento. A população carcerária total do Estado hoje é de 29.243 detentos.
O Presídio Central não pode receber presos condenados, mas apenas aqueles que aguardam sentença da Justiça. A proibição é resultado de uma interdição determinada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1995, após uma rebelião que durou vários dias. Um dos presos fugiu e invadiu um hotel no centro de Porto Alegre impondo clima de terror na cidade. Depois desse episódio, o governo gaúcho entregou a administração do presídio à Brigada Militar. Atualmente, 400 policiais militares atuam a segurança da cadeia.

Homem queimado em ataque a ônibus em São Luis pode ser transferido para centro especializado


Divulgação
O paciente Márcio Ronny da Cruz, de 37 anos de idade, vítima do ataque a ônibus em São Luís, deverá ser transferido para o Hospital de Queimaduras de Goiânia, unidade de referência para o tratamento de queimados, assim que melhorar a condição clínica. Atualmente, ele está internado na UTI do Hospital Geral de Goiânia  Alberto Rassi (HGG)
Segundo a assessoria do HGG, Márcio passou pelo segundo desbridamento na manhã desta segunda-feira (13), um procedimento cirúrgico para retirada de pele morta do paciente queimado. Ele segue sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Seu estado de saúde é grave, porém estável. Outros procedimentos de limpeza da pele ainda devem ocorrer.
Não há previsão para data da transferência porque, segundo a assessoria do HGG, ela só deve ocorrer quando Márcio tiver melhores condições clínicas. No Hospital de Queimaduras serão realizados os procedimentos plásticos e de enxerto, a segunda fase de tratamento do chamado paciente grande queimado.
Outras vítimas
A paciente Juliane Carvalho Santos, que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), em Brasília, também, passou por mais um desbridamento na manhã de hoje. Seu estado clínico está estável e ainda é considerado grave, porém houve melhora no quadro respiratório, segundo informa a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Juliane é mãe de Ana Clara, de seis anos, que morreu em decorrência das queimaduras. A filha mais nova de Juliane, Lorrane Beatriz, de um ano e cinco meses, continua internada no Hospital Estadual Infantil Juvêncio Matos, em São Luís, e suas feridas estão cicatrizando bem. Segundo as informações da Secretaria de Saúde do Maranhão, ela recebeu curativo cirúrgico na manhã de hoje e outro está programado para quarta-feira (15), quando a criança poderá ser liberada.
Mãe e filhas estavam no ônibus que foi incendiado na Vila Sarney Filho, em São Luís. Na avaliação das autoridades maranhenses, os ataques foram uma reação às medidas adotadas para combater a criminalidade nas unidades prisionais da capital. A situação do sistema penitenciário do Maranhão mobiliza governos estadual e federal, parlamentares e entidades da sociedade civil, segurança pública e direitos humanos.
Outra vítima do ataque ao ônibus, Abyancy Silva Santos, está internada no Hospital Geral do Maranhão Tarquinio Lopes Filho e recebe curativo cirúrgico amanhã. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), após o procedimento, os médicos devem avaliar a possibilidade de alta da paciente.

Comandante do 2º BPM disse que prisão dos assassinos do policial é uma questão de tempo.

Tópicos

O comandante do 2º BPM, major Jurandir informou durante entrevista a um Portal de noticias que a Policia Militar está no encalço e a prisão dos assassinos do policial reformado Alexandre é uma questão de tempo. O major ressaltou que a moto de Alexandre foi encontrada incendiada dentro de um matagal, e que através do serviço de Inteligência da Policia, já tem pistas dos autores que destruíram o transporte do militar, inclusive o posto de combustível onde a gasolina foi adquirida, esta identificado.


Fiscalização 
Atenção taxistas e mototaxistas não cadastrados na SMTT, a semana que se inicia vai ser de fiscalização em cima de quem não for cadastrado no órgão do município. Quem não estiver regularizado será expressamente proibido de exercer suas atividades profissionais,  sujeito ainda a receber aplicação de multa. Então é bom providenciar a documentação e se regularizar. É a SMTT querendo mostrar serviço. 

Candidata
A vereadora Taniery Cantalice é um dos nomes do PRTB cotado para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa. A informação foi repassada através de uma pessoa ligada ao pai da parlamentar (Robério Cantalice) e com transito livre nas hostes do Partido. Taniery se destaca no parlamento municipal fazendo oposição ao prefeito Léo Coutinho e combatendo as mazelas que há 9 anos assolam o município de Caxias.

Dificilmente
De um ex-vereador caxiense - dificilmente esse Flávio Dino vai ganhar as eleições para governador. Veja bem, quando visita Caxias, só procura conversar com três pessoas, que são: Dr. Humberto, Adelmo Soares e Ironaldo, é difícil pedir e conquistar votar para o candidato comunista. Tenho minha base eleitoral, e diante desta situação fica a certeza de quê a família Coutinho somente dá valor para políticos que possui mandato -Ressaltando: o ex-parlamentar continua como aliado do ex-prefeito Humberto Coutinho.

Responsabilidade 
O município quer jogar a responsabilidade do assassinato ocorrido dentro do Hospital Geral para o estado, segundo informações do diretor da Unidade Hospitalar, a vitima estava algemada dentro da enfermaria quando foi atingida mortalmente pelos tiros desferidos pelo próprio cunhado, e algemado, estava sob custódia da Policia Militar, que é instituição do governo estadual. Tudo bem, e quem é o responsável pela fiscalização da portaria do hospital que deixou uma pessoa estranha adentrar em um horário inconveniente? 

Prestigiou 
O prefeito Tinoco (Aldeias Altas)  fez o que o seu colega (Léo Coutinho) de Caxias não fez, prestigiar pessoalmente o tradicional levantamento do Mastro de São Sebastião no Largo que leva o nome do santo. Dr. Tinoco informou ao blog que desde a infância conhece a tradição deste evento religioso e sabe dá importância que o festejo representa para o desenvolvimento turístico de Caxias. A diferença é que o gestor aldeense é genuinamente um filho da terra de Gonçalves Dias, não somente pelo fato de ter nascido neste torrão, e sim porquê vivenciou e continua vivenciando as tradições religiosas e culturais que engrandeceram o nome da Princesa do sertão, dentro do Maranhão e também fora do estado.     

Mais um prefeito “tucano” declara apoio a Luis Fernando

magnaldoDepois do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), foi a vez de outro prefeito tucano declarar apoio a candidatura de Luis Fernando (PMDB) ao Governo do Maranhão. Agora foi a vez do prefeito de São Francisco do Brejão, Magnaldo Fernandes (PSDB), declarar apoio ao peemedebista.
O gestor brejaoense disse no seu discurso que seu apoio é para o pré-candidato a governador Luís Fernando Silva (PMDB). “Meu apoio é para o candidato da governadora Roseana Sarney. Meu apoio será para Luís Fernando”, destacou.
Apesar do Partido do prefeito, no âmbito estadual, ainda não ter definido que rumo seguir no pleito de 2014, o prefeito do Brejão, assim como o prefeito Sebastião Madeira, que é também do PSDB, parece já ter tomado, em definitivo, a sua decisão.
“Ainda não vou declarar quem são meus candidatos a deputados (estadual e federal), pois tenho dito para todos que meu apoio será para os deputados que enviarem recursos e ajudarem a construir uma nova realidade no município”, disse.
Magnaldo (foto acima) exerce o primeiro mandato de prefeito. Porém foi eleito vereador para três mandatos consecutivos (2000-2004, 2005-2008, 2009-2012). O prefeito é ainda genro do ex-vereador e ex-vice-prefeito Antonio Baiano.
blog do Jorge Aragão

Universitário morre ao receber descarga elétrica

                               (foto arquivo pessoal)
O universitário Marcos Paulo Rios Silva, de 22 anos, faleceu após receber uma descarga elétrica na tarde de domingo (12) em um sitio localizado na Zona Rural de Caxias. 

O jovem cursava Direito na FAI ( Faculdade do Vale do Itapecuru) 

Segundo informações de familiares e pessoas que estavam no sitio, o rapaz estava molhado e tentou fazer um ajuste no carro de som  conectado a uma rede de energia elétrica de alta tensão, quando no exato recebeu uma forte descarga elétrica.  

Socorrido ainda com vida pelos familiares e trazido para o Hospital Geral, o jovem não resistiu à gravidade da fatalidade ocorrida e morreu durante o trajeto da Zona Rural para a sede do município (Caxias).