segunda-feira, 13 de julho de 2015

Municípios maranhenses estão no prejuízo


Os municípios  maranhenses amargarão neste mês de julho a maior perda, até o momento, de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), cujos repasses são feitos pelo Governo Federal.

Levantamento elaborado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), com base em informações e previsões do Tesouro Nacional, aponta que, até o fim deste mês, será registrada uma queda estimada em cerca de R$ 43 milhões em relação aos primeiros seis meses de 2015.

A parcela depositada nas contas das prefeituras na última sexta-feira (10), correspondente ao primeiro decênio de julho, apresentou queda de 38% referente as primeiras parcelas de cada mês neste primeiro semestre. E a previsão do Tesouro Nacional é de que as próximas duas parcelas a serem depositadas nos dias 20 e 30 sofram novos déficits.

Ainda segundo o Tesouro, agosto e setembro, juntos, deverão registrar perdas de recursos ainda maiores e que poderão chegar a quantia de R$ 84 milhões.

A queda brutal de recursos do FPM no começo deste mês fez com que prefeitos e prefeitas não obtivessem nenhum fôlego financeiro, muito embora o Governo Federal tenha depositado a complementação de 0,5% do Fundo.

“O complemento de 0,5% estava sendo visto como um fôlego para a crise financeira vivida, hoje, pelas cidades maranhenses e do Brasil. No entanto, juntamente com o complemento veio a redução drástica de 38% do repasse obrigatório, o que nos deixou atônitos, preocupados. Ou seja, o Governo Federal deu com uma mão e retirou muito mais com a outra”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar).

Ele explicou que a entidade municipalista continua orientando os gestores municipais a se manterem atentos com relação a situação de crise ocasionada pela queda de recursos.

“Estamos permanentemente passando orientações aos gestores para que estes tentem manter a máquina administrativa operando de maneira mais do que enxuta. Infelizmente, a situação, a cada mês, se agrava e quem sofre com esta política financeira perversa do Governo Federal é o povo, que perde investimentos nas mais diversas áreas, dentre elas saúde, educação e infraestrutura”, disse Cutrim.
Município vai sediar seletiva regional dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs)


O municipio de Caxias está preparado para sediar a seletiva regional dos Jogos Escolares Maranhenses (Jems). Ao todo, 15 municípios participarão da competição que tem início na próxima sexta-feira, dia 18 de julho no Ginásio Poliesportivo João Castelo.

Os campeões de cada cidade e modalidade virão para a disputa da competição. Caxias por ser cidade sede, será representada pelos campeões e vice-campeões das modalidades. A cidade foi escolhida pela sua infraestrutura esportiva que está entre as maiores do Nordeste.

Ao todo, serão usados na competição três ginásios poliesportivos, uma quadra de beach soccer (Veneza) e dois campos de futebol. Diferente dos anos anteriores, a arbitragem será toda caxiense. A Prefeitura de Caxias, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e do Município, dará o apoio de alojamento para as delegações das escolas.

Além de Caxias, participarão Afonso Cunha, Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Bacabal, Caxias, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Lago Verde, Matões, Matões do Norte, Peritoró, São João do Sóter, São Mateus, Timon e Vitorino Freire. Os secretários das respectivas cidades irão fazer uma visita de vistoria nos locais de competição nesta segunda-feira (13).

“Mais um momento importante para o esporte de Caxias. A participação de vários municípios de nosso Estado garante uma competição de alto nível”, destacou a secretária de Esportes, Lazer e Juventude Aureamélia Soares.  

as informações são da ASCOM 

Operadora TIM com problemas desde ontem a tarde


A operadora TIM está sem prestar os serviços de telefonia móvel e de internet na cidade de Caxias desde a tarde de ontem (12).

Esta não é a primeira vez que operadora deixa os milhares de clientes sem os serviços de telefonia, causando um transtorno enorme aos usuários.

A TIM já é alvo de ação na justiça e já foi sentenciada a indenizar  muitos usuários pelos péssimos serviços prestado e ainda há muitas ações a serem julgadas.

E desde o inicio da tarde de ontem sem nenhuma explicação o sinal da operadora foi desligado deixando milhares de usuários sem comunicação.
Flavio Dino e José Reinaldo Tavares dialogam sobre investimentos logísticos para o Maranhão  


Três prioridades para o Maranhão nas áreas de infraestrutura e produção de energia foram tema de diálogo entre o governador Flávio Dino e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB). As iniciativas vão constar na Lei de Diretrizes Orçamentárias da União, que define as prioridades do orçamento do Governo Federal para os próximos quatro anos.

Dentre as escolhas que são facultadas aos membros da Câmara Federal, ele elegeu que nos próximos quatro anos sua ação seja voltada para a logística no Estado e apresentou-as ao governador Flávio Dino na manhã desta sexta (10) no Palácio dos Leões.

A primeira emenda diz respeito à construção de duas subestações de energia elétrica, em Bacabeira e da região do Baixo Parnaíba, para viabilizar a produção de energia eólica no litoral leste do Maranhão, que possui grande potencial. Para José Reinaldo Tavares, o investimento terá impacto positivo para as famílias da região, que serão beneficiadas com titulação de terras, geração de emprego e renda através de pagamento de aluguel para as comunidades que abrigarão as torres eólicas.

O Porto do Itaqui foi o segundo ponto apresentado por Tavares ao governador, cuja prioridade foi dada através da previsão da constrição do Berço 99 – que vai intensificar a circulação de grãos no Porto e nos terminais de abastecimento para fluxo de carga. No momento em que o país investe em logística, a priorização do Maranhão no orçamento da União consolida os interesses do Estado frente às demais unidades da Federação.

A outra iniciativa é a construção do trecho rodoviário que liga Carolina (MA) a Goiatins (TO), que promoverá a integração do município maranhense ao fluxo da BR-230, interligando as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, garantindo fluxo comercial e de pessoas.
Jovem é morto com requinte de crueldade no Bacuri 


O jovem Francisco das Chagas Teixeira, de 19 anos, foi assassinado a tiros de garrucha e mais de 06 facadas, na tarde de sábado (11), numa rua do bairro Bacuri. De acordo com informações de populares, a vitima  retornava do trabalho para casa. 

Segundo a policia, o jovem foi assassinado com requinte de crueldade, onde foi vitima de tiros de uma arma de fabricação artesanal e ainda foi atingida com várias facadas. Ainda de acordo com a polícia, a vitima foi morta por três adolescentes.

Investigadores da Policia Civil compareceram ao local do crime, onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações. Francisco foi assassinado por conta de uma rixa dos assassinos com um irmão seu. Não há informações do motivo do desentendimento. 
Assembleia Legislativa emite nota sobre desocupação da Casa 


Nesta sexta-feira (10), os índios que ocupavam a galeria da Assembleia Legislativa do Maranhão desde a última terça-feira (7), aceitaram o acordo proposto pelo Governo do Estado e encerraram sua manifestação  de forma pacífica e ordeira.

A desocupação foi fruto de acordo intermediado pelo deputado Eduardo Braide (PMN)- representando o Presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT) – e pelos membros da  Comissão de Direitos Humanos, deputado Zé Inácio (PT) – presidente- e  deputado Wellington do Curso (PPS)- vice-presidente- com o apoio dos deputados Adriano Sarney(PV) e Souza Neto (PMN).

Na costura do acordo, O Governo do Estado foi representado pelos secretários de Estado Márcio Jerry (Articulação Política) e Áurea Prazeres (Educação). Contou ainda com a prestigiosa e decisiva participação do Ministério Público Federal, representado pelos procuradores Juraci Magalhães e Thalita de Oliveira, além da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo presidente Mário Macieira e também da Funai.

A Assembleia Legislativa parabeniza todos os participantes pelo acordo que resultou no fim da manifestação pacífica e  reafirma o papel desta Casa de ser um ambiente do entendimento, convivência dos contrários e respeito às demandas e divergências.

Agradece também o empenho e dedicação de todos os seus servidores, especialmente os do Gabinete Militar, do Gabinete da Presidência e da Diretoria de Comunicação, que não pouparam esforços para que este ambiente de concórdia e respeito entre as partes estivesse sempre presente.

São Luís, 11 de Julho de 2015

CARLOS ALBERTO FERREIRA Diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão