quarta-feira, 29 de julho de 2015

Governo Flávio Dino já dialogou com mais da metade dos prefeitos do MA


O secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, usou as redes sociais para afirmar que o Governo Flávio Dino tem se notabilizado por dialogar com os prefeitos do Maranhão com o objetivo de fortalecer o municipalismo. Segundo Jerry, mais da metade dos gestores municipais foram recebidos no Palácio dos Leões.

“Em mais de 7 meses o Governo Flávio Dino já recebeu em reuniões nos Leões cerca de 120 prefeitos. E continua recebendo, sem discriminação política”, destacou, via Twitter, o secretário, ressaltando que todos os gestores municipais foram tratados com respeito e de forma republicana.

Márcio Jerry informou que na próxima terça-feira (4) a direção da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem) será recebida no Palácio dos Leões para tratar do tema convênios. “Roseana Sarney deixou débito com municípios sem previsão legal para pagamento e sem dinheiro. O nome disso é calote!”, enfatizou.

Segundo o secretário, o Governo já está honrando alguns convênios atrasados da gestão anterior, e continuará a acatar todos aqueles que estiverem em conformidade com a lei. “No Governo há diálogo permanente com movimentos sociais, prefeitos, empresários, trabalhadores. Todos pelo Maranhão”, realçou.
Motorista atropela casal em motocicleta 

O mototaxista Ivan Crispim levou uma forte pancada na cabeça
Um motorista de um veiculo, modelo Ecosport, atropelou um casal que estava numa motocicleta na noite desta terça-feira (28), na Avenida da Cohebi, Vila Alecrim. Segundo testemunhas, o acidente aconteceu em um dos cruzamentos daquela movimentada via publica. O motorista, não identificado, entrou no cruzamento e  atingiu a motocicleta.

O motociclista, identificado como Ivan Crispim, 46 anos, e a passageira, identificada por Maria Eliane, 43 anos, ficaram feridos e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que os encaminhou ao Hospital Geral. O estado de Ivan é grave, mesmo usando capacete no momento que foi atingido pelo Ecosport, ele sofreu uma violenta pancada na cabeça.

Ontem a noite o mototaxista Ivan, que reside no Beco do Galo,  foi encaminhado para a Casa de Saúde para fazer uma tomografia para que o médico pudesse diagnosticar a gravidade das lesões no cérebro, já Eliane recebeu atendimento e foi liberada. 



O que é homofobia?!?

por Luis Carlos Porto*


Homofobia é um assunto polêmico, altamente delicado e que desperta muitas paixões. Quando colocado em pauta de discussão, normalmente são realçados dois extremos: paixões incendiadas ou silencio total. A pergunta que cabe aqui, é: por que não procuramos um equilíbrio civilizado que inclua direitos, deveres, liberdade de pensamento, liberdade religiosa e tolerância?

Antes de ir direto ao assunto quero esclarecer algumas questões que, certamente, vão nos ajudar nessa reflexão. Primeiro, veremos a origem e significado da palavra FOBIA. Esta palavra tem origem na palavra grega FOBOS, que significa medo, aversão, repulsa por alguma coisa ou lugar. Para ilustrar: CLAUSTROFOBIA é o medo extremo de lugares fechados e onde tem muitas pessoas; AGIROFOBIA é o medo de ruas ou cruzamentos de ruas; NICTOFOBIA é o medo de lugares escuros.

Na verdade, existem fobias para todos os gostos e situações. 

Ninguém é imune a tudo. Sempre existirão circunstâncias que denunciarão alguma atitude de repulsa, de medo, de insegurança e até de preconceito. Então, diante de tantas fobias, encontramos a mais popular, discutida e uma das mais praticadas, que é a HOMOFOBIA. Certamente a fobia mais dificil de ser tratada, pelo fato de ser uma fobia social. Esta nada mais é do que a aversão e repulsa que algumas pessoas tem contra os homossexuais, lésbicas, travestis, transexuais.

Essa atitude preconceituosa é percebida quando a pessoa de orientação homossexual é vítima de chacota na escola, ou tem portas fechadas no mercado de trabalho, ou até mesmo violentadas fisicamente em nossas cidades – fato não muito incomum.

Os homossexuais são cidadãos do mesmo nível que os heterossexuais; eles são trabalhadores, são empresários, estudantes, estão no campo e na cidade, pagam impostos, tem família, etc. Ou seja: perante a lei devem ter os mesmos direitos e deveres. À eles, é assegurado por lei um convívio social cidadão.


Mas a mesma lei que garante igualdade civil também garante a liberdade de pensamento e a liberdade religiosa.

Isso significa que todo cidadão pode expressar livremente suas idéias, seus pontos de vista, suas pressuposições sobre qualquer coisa, fatos, eventos desde que não gere problemas de segurança nacional ou fira a honra de alguém. Em nosso país todo pensamento e ideologia política tem guarida garantida por lei. Podemos concordar e podemos discordar. Podemos concordar com a política do governo, mas podemos discordar. Podemos concordar com a justiça, mas podemos também discordar. Sempre mantendo o respeito às leis e a honra das pessoas, somos livres para expressar nossos pensamentos.

Assim também acontece do ponto de vista religioso. Considerando que o Estado é laico, não religioso, sem religião oficial, o governo não pode legislar assuntos religiosos. Cada religião é soberana na sua doutrina, governo e liturgia. Mas a pratica religiosa não pode afrontar a segurança nacional nem a honra das pessoas estranhas àquela religião.

Ora, em toda religião existem coisas permitidas e coisas proibidas. Princípios de fé e princípios refutáveis. Um exemplo: o cristianismo bíblico crê na ressurreição, o espiritismo crê na reencarnação. Ambas doutrinas são excludentes. Ressurreição e reencarnação não andam juntas. O Estado vai se meter nesse negocio? Não! Cristãos e espíritas andam em pé de guerra? Absolutamente, não!

Por que? Porque é um principio de fé pessoal. Acredita e pratica quem quiser.


Quando o livre pensamento e a livre prática da fé religiosa entende e crê que sua doutrina de gênero não inclui o homossexualismo, isto é, compreende que isso não é uma pratica natural, daí vamos dizer que tais pessoas são homofóbicas? Em hipótese alguma! A Constituição Federal garante o livre pensamento e a livre expressão de fé.

A liberdade de expressão e a liberdade religiosa são coberturas para a homofobia? De jeito nenhum! HOMOFOBIA É CRIME. Nesse país todos são livres para expressarem sua sexualidade. A expressão de gênero não leva ninguém para a cadeia. E deve ser assim mesmo em qualquer sociedade democrática.

Lembrar nunca faz mal: o livre pensamento e a prática religiosa não devem atacar o caráter das pessoas, não devem fechar as portas de emprego e nem devem deixar de convidar o amigo homossexual para o aniversario do filho ou para a festa de natal.

A justiça tem que punir os preconceituosos, os agressores, os intolerantes. Mas não pode punir quem pensa diferente, quem crê diferente.

Nesse país é fácil encontrar atitudes homofóbicas. Mas também tem sido fácil lançar o rótulo de homofóbico em pessoas que pensam diferente e creem diferente. Tudo tem o seu lugar. Com tolerância, mas sem negociar princípios, homossexuais e heterossexuais podem conviver pacificamente na sociedade.

Afinal de contas, a instância julgadora é outra. O tribunal é outro. E todas as pessoas serão julgadas na eternidade pelo que fizeram ou deixaram de fazer.

Enquanto isso, na instância daqui, mesmo não concordando, respeitemos as decisões do nosso próximo, pois cada um é responsável pelos seus atos. Mas se alguém encontrar ouvidos para ouvir seu pensamento e a sua fé, aproveite a oportunidade.

Mas faça isso com amor e respeito pelo seu ouvinte.

*Luis Carlos Porto é pastor presbiteriano, ex-vice-governador e atual vice-prefeito de Imperatriz 
Caminhão carregado com madeira ilegal é apreendido em Caxias 


Um caminhão que transportava madeira ilegal foi apreendido nesta quarta-feira (29), em Uberlândia. De acordo com informações da Policia Civil, o veículo transportava dezoito metros cúbicos de madeira nativa. O motorista, que não teve o nome divulgado, foi autuado em flagrante  por violar a lei de crimes ambientais.

Segundo a delegada Carolina Dantas, o caminhão foi parado e abordado no centro da cidade durante patrulhamento de rotina. 

Carolina Dantas contou que essa pratica de transportar madeira ilegal é muito comum em Caxias, mas fez um alerta para os infratores. “É bom as pessoas tomarem cuidado com essa conduta de transportar madeira ilegal, porquê senão eles podem responder a um processo criminal ”, informou.

A delegada acrescentou que a Lei 9.605 de 1998 prevê pena de um a três anos de prisão, além de pagamento de multa para esse tipo de crime. “Para cortar árvores tem que ter autorização. O homem não apresentou documentos que comprovassem nem o corte nem a autorização para o transporte da madeira”, afirmou.
 


 fotos: reprodução/Sinal Verde
Taxista é morto a tiros durante tentativa de assalto 


Um taxista foi morto a tiros no fim da tarde dessa terça-feira (28) no Km 294,5 da BR-010, em Imperatriz (MA). Geracy Araújo Viana era motorista de um veículo modelo Voyage, de placa OXZ 0746, e que saiu da pista e colidiu com a cerca de uma fazenda da região. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), supõe-se que a vítima foi morta fora do veículo já que há sinais de que ele entrou em luta corporal com o suspeito ainda dentro do automóvel.

Esse foi o único acidente com morte registrado nas rodovias federais que cortam o Maranhão nas últimas horas, segundo a Central de Informações Operacionais (Ciop). O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.
Ex-tesoureiro do PT visitou sede da Andrade Gutierrez 53 vezes em sete anos, diz MPF

de O Globo

O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto visitou executivos da Andrade Gutierrez em São Paulo 53 vezes entre 2007 e 2014, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Embora não revele detalhes do que foi discutido nessas reuniões, os procuradores dizem que Vaccari foi apontado por delatores da Operação Lava-Jato como “operador financeiro que articulava recebimento de vantagens indevidas para o Partido dos Trabalhadores”. O relatório do MPF que lista as 53 visitas indica que elas ocorreram em 18 datas diferentes ao longo de sete anos.

Preso nesta terça-feira, o executivo Flavio David Barra recebeu o então tesoureiro do PT 20 vezes entre 2 de julho de 2012 e 7 de abril de 2014 — 17 dessas reuniões ocorreram num espaço de dez meses, de acordo com o MPF. Já o presidente da companhia, Otávio Azevedo teve 27 encontros com Vaccari na sede da Andrade Gutierrez entre 13 de novembro de 2007 e 7 de julho de 2014, quando as investigações do esquema de corrupção na Petrobras já haviam começado. Outros seis encontros ocorreram com pessoas identificadas apenas como “Flavio” e “Flavio Machado”.

Vaccari foi citado em depoimentos prestados por cinco delatores: o ex-gerente da Pedro Barusco, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e os executivos Augusto Mendonça e Eduardo Leite. Ele foi acusado pelos colaboradores de receber “propinas de dezenas de milhões de reais em virtude de obras conduzidas pelas grandes empreiteiras do país”, segundo o MPF.

O Ministério Publico utilizou a informação sobre as visitas de Vaccari à Andrade Gutierrez para justificar um pedido de prisão preventiva contra Otávio e Flávio, em 22 de julho — o documento só foi tornado público nesta terça-feira. Otávio está preso desde o dia 19 de junho quando foi deflagrada   a 14ª  fase da Lava Jato. Já Flávio teve o pedido de prisão temporária aceito pelo juiz Sérgio Moro nesta terça-feira.

Diz a petição do MPF: “todas essas considerações acerca de João Vaccari e seus encontros com Flávio Barra e Otávio Marques servem para demonstrar que são fortes os indícios de que a Andrade Gutierrez utilizava o pagamento de propinas como modelo de negócio, e que Flávio David Barra e Otávio Marques de Azevedo eram responsáveis, para em nome da empreiteira, praticar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros.”
 
Segundo a força-tarefa da Lava-Jato, Flávio era o responsável por representar a Andrade nas reuniões do grupo de empreiteiras que formou cartel para concorrer a obra da usina de Angra 3. O esquema envolveria o pagamento de propinas ao presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro de Souza. Segundo o MPF, “há grande probabilidade de outro servidor público da estatal ter auferido parte destas vantagens indevidas”.

A defesa de Vaccari tem sustentado, ao longo do processo, que visitas a executivos fazem parte da rotina de um tesoureiro de partidos políticos, que todas as doações feitas ao tesoureiro do PT ocorreram dentro da lei e que os recibos foram apresentados à Justiça Eleitoral.