sexta-feira, 29 de abril de 2016

Waldir Maranhão começa a pagar preço alto por ter contrariado o PP na votação do impeachment 


Todas as avaliações feitas sobre os votos maranhenses na sessão da Câmara Federal que autorizou o Senado da República a instaurar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), a mais enfática foi, sem dúvida, a reviravolta protagonizada pelo 1º vice-presidente da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP), que na antevéspera da votação foi dormir afinado com seu partido e com seu padrinho, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com voto certo a favor do impeachment, e acordou na véspera aliado da chefe da Nação, agora sob a orientação do governador Flávio Dino (PCdoB). Quando votou, fez questão de jurar fidelidade ao deputado-presidente perante o parlamento e a milhões de brasileiros que assistiram, incrédulos, ao seu voto inusitado e surpreendente. Waldir saiu da sessão festejado pelos aliados da presidente, mas consciente de que aquela manifestação lhe imporia um custo político muito elevado.

As bordoadas no 1º vice-presidente da Câmara não demoraram. Já na segunda-feira (18), Waldir Maranhão recebeu a maior de todas: por haver mudado de posição e votado em defesa da presidente da República, o parlamentar perdeu o comando do PP no Maranhão e foi ainda bombardeado pela informação – logo desmentida – segundo a qual seria expulso do partido. Waldir enfrentou a ira dos caciques do PP, que não engoliram o seu voto e imediatamente dispararam retaliações: fez uma intervenção branca na Comissão Provisória do Maranhão, tirou-lhe o comando do partido o entregou ao deputado André Fufuca, recém-filiado ao partido. Em relação ao Governo, Waldir Maranhão conseguiu manter o controle sobre alguns cargos federais no Maranhão e deve também ganhar um quinhão, ainda que modesto, na administração do governador Flávio Dino.

Entre seus colegas, a impressão dominante é a de que Waldir Maranhão saiu do episódio mais prestigiado pela presidente Dilma Rousseff e por alguns dos seus aliados mais próximos, mas também ganhou a ira dos adversários da presidente, que não engoliram a sua virada de mesa, deixando de cumprir o voto anti-Dilma. O 1º vice-presidente da Câmara Federal vive, assim, a incômoda dualidade do deputado que descumpriu a orientação e passou a se movimentar como uma espécie de vilão dentro do PP, onde perdeu todos os postos, mas ao mesmo tempo desfrutando do apoio dos aliados da presidente Dilma dentro e fora do Maranhão. Tenta se adaptar à essa situação nova, que terá um desfecho definitivo quando o Senado bater martelo em relação ao pedido de impeachment. Se o processo seguir em frente e a presidente Dilma cair, Waldir Maranhão terá confirmado os revezes que estão desenhados na sua frente – perda de prestígio, restrições do novo governo e até mesmo um provável “chega-pra-lá” do presidente Eduardo Cunha, apesar da jura de fidelidade. Mas se a presidente Dilma escapar, Waldir Maranhão terá dado a cartada certa e sobreviverá como aliado de proa do Palácio do Planalto, onde seu prestigio deve disparar.

Há quem diga que enquanto a situação não se define, Waldir Maranhão aproveita para trabalhar com o objetivo de melhorar seu cacife no partido e junto ao presidente Eduardo Cunha (PMDB), como também intensifica suas relações com o núcleo que cerca a presidente Dilma e os partidos que lhe dão sustentação. Sabe que se meteu numa enrascada de grandes proporções e que somente os afagos do Palácio dos Leões não serão suficientes para tocar sua vida política e encarar uma reeleição daqui a dois anos.

Ontem, circulou a segundo a qual Waldir Maranhão teve negado na Justiça pedido seu para que o comando do PP no estado lhe fosse devolvido, numa evidência de que sua vida não será nada fácil no campo partidário, pois terá de se contentar – pelo menos por enquanto – com o suporte político que está recebendo do governador Flávio Dino e dos apoiadores da presidente da República.

fonte: Repórter Tempo  

Secretaria Municipal de Saúde intensifica atendimento contra dengue, chikungunya e zika em 15 UBSs 


Visando garantir maior qualidade no atendimento a pacientes suspeitos de estarem com dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura de Caxias, por meio da Coordenação de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, está disponibilizando atendimento especializado em 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

O paciente que apresentar os sintomas deve procurar um os postos, onde, após análise clínica, se for confirmada a uma das doenças pelo médico, receberá a medicação adequada.

Tal ação tem como objetivo desafogar o Hospital Geral e dar maior comodidade aos pacientes, uma vez que as enfermidades debilitam a locomoção.

Todos contra o mosquito

“A Secretaria de Saúde tem realizado diversas operação em escolas, eventos, casas e comunidades no combate ao mosquito. Essa é mais uma ação para garantir um melhor atendimento ao cidadão e garantir a qualidade de vida de todos ”, disse a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Aurilívia Barros.

Lista dos postos:

1.      Baixinha;

2.      Caldeirões;

3.      Campo de Belém;

4.      Cangalheiro;

5.      Castelo Branco;

6.      Cohab;

7.      Fazendinha;

8.      Mutirão;

9.      Nova Caxias;

10.  Pequizeiro;

11.  São Francisco;

12.  Salobro;

13.  Vila Alecrim;

14.  Vila Arias;

15.  Ceami.
Mais uma agencia bancária é assaltada no Maranhão 

Blog do Jorge Aragão 

É bem verdade que deu uma diminuída na quantidade de assaltos a agências bancárias no Maranhão, mas na madrugada desta sexta-feira (29), mais uma agência do Banco do Brasil foi alvo de bandidos.
O alvo dos criminosos foi a agência do BB de São Luís Gonzaga. Os assaltantes entraram pela lateral do banco e desligaram o alarme e a central de vídeo-monitoramento. Em seguida iniciaram o arrombamento dos cofres com maçaricos.
Os bandidos deixaram a agência bancária sem serem importunados. A polícia acredita que, pela maneira como agiram, os bandidos conheciam muito bem as dependências do banco.
Com mais essa ação na cidade de São Luís Gonzaga, sobe para 21, o número de explosões/assaltos a caixas eletrônicos/bancos no Maranhão, durante o ano de 2016. Em abril, foi a quarta agência bancária. Veja abaixo a relação completa.
Assembleia Legislativa do MA comemora o Dia das Mães com grande festa 

Agencia Assembleia 

A Assembleia realizou, por intermédio do Grupo de Esposas dos Deputados (GEDEMA), na tarde-noite desta quinta-feira (28), na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), no bairro do Calhau, uma grande festa em Comemoração ao Dia das Mães. A cantora Fernanda Garcia e banda animaram a bonita festa que reuniu centenas de mães servidoras da Assembleia Legislativa do Maranhão.
A Diretora de Desenvolvimento Social do GEDEMA, Silvana Leal, representou a Dra. Cleide Coutinho, presidente dessa entidade, que por motivo de força maior não pode comparecer. “Infelizmente Dra. Cleide não pôde estar aqui, mas quero dizer que ela e todos nós que fazemos o GEDEMA organizamos essa merecida festa para todas vocês com muito carinho. Agradeço a presença das mães e das esposas dos deputados que têm apoiado todos os projetos sociais que estamos desenvolvendo. Um feliz Dia das Mães! ”, declarou.
O vice-presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B), no exercício da Presidência, justificou a ausência do presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), por motivo de saúde e desejou felicidades a todas as mães maranhenses e, em especial, as mães servidoras do Poder Legislativo Estadual. “As mães são figuras especiais sem as quais nós não existiríamos. Parabéns a todas as mães, muitos anos de vida, muita saúde e muitas felicidades! “, assinalou.
Para a servidora da Assembleia, Ana Lúcia Mendes, mãe de uma filha, assessora parlamentar, lotada no gabinete da deputada Andrea Murad (PMDB), não importa o período que se comemore o Dia das Mães, o importante é a lembrança. “Agradecemos ao GEDEMA e a Mesa Diretora da Assembleia por nos brindar com essa grande e bonita festa”, acrescentou.
Por sua vez, Lúcia de Fátima dos Santos Ribeiro, com 33 anos de Assembleia, ocupante do cargo de agente legislativo, na Diretoria de Saúde, que é mãe de três filhos e vô, disse que se sente feliz na festa das mães, pois sente o reconhecimento dos filhos e dos seus patrões como mãe que é. “Sinto-me feliz com meus filhos e netos e, também, neste momento, na companhia de minhas amigas de trabalho, que também são mães, nesta bonita festa. Agradecemos de coração a homenagem que estamos recebendo”, ressaltou.
SORTEIO DE BRINDES
O sorteio de dezenas de brindes, dentre os quais TVs, fornos micro-ondas, micro system, secador de cabelo, aparelhos de jantar, jogo de banho e de panelas e sanduicheira, marcou o encerramento da festa que contou, ainda, com as presenças dos deputados Roberto Costa (PMDB), Ricardo Rios (SD), Eduardo Braide (PMN) e os diretores da Casa.
Policia Militar prende dupla com 111 pedras de crack 


Após várias diligencias realizadas pelo Serviço de Inteligência do 2ª BPM, com o intuito de reprimir o tráfico de drogas em pátios de postos de gasolina, localizados em toda extensão da BR-316, no perímetro urbano de Caxias, bairro Volta Redonda, foi efetuada a prisão de dois indivíduos que mais atuavam nesses setores.

Um dos traficantes foi identificado como Francisco Leandro da Silva Brás “Léo”, 24 anos de idade, residente na Vila São José. O outro trata-se de um adolescente de 17 anos de idade, identificado com as iniciais R. B. N .,residente no Campo de Belém, o   qual servia de “avião” para passar a droga.

Além da droga e dinheiro, uma motocicleta, que eles utilizavam para passar a droga nos estacionamentos dos postos, também foi apreendida pelos PMs. A dupla foi apresentada com todo o material apreendido no Plantão Central de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Francisco Leandro (LÉO) já havia sido preso pela PM, por tráfico de drogas, no dia 14/02/2015. Ele foi encaminhado para a CCPJ onde ficará a disposição da Justiça




as informações são do 2º BPM