quinta-feira, 18 de maio de 2017

Morre a avó do vereador Mario Assunção 



Morreu na noite desta quinta-feira (18) no Hospital Regional de Caxias Dt, Everaldo Ferreira Aragão, aos 92 anos, a senhora Maria Neves Assunção, mais conhecida como dona Baica (foto).

Dona Baica vinha tendo complicações na sua saúde, vindo a falecer. Ela é avó do vereador Mario Assunção. 

O velório acontece na residencia da sua filha Rosa Assunção, localizada no Largo de São Sebastião, onde reside grande parte da família enlutada.

“Minha mãe e madrinha, como ela mesmo se intitulava. Um dia muito triste para toda a família, um pedaço de mim vai junto, obrigado por tudo. Te amo mãezinha. Levarei seus ensinamentos e conselhos para toda a vida. Que Deus te receba e te leve para perto dele. Nunca estamos preparados, temos que confiar nos planos de Deus”, lamentou a filha Lina Rosa, esposa do empresário e radialista Cesar Sabba. 

Dona Baica era viúva do comerciante Mario Assunção, falecido no inicio da década de 80. Viveu grande parte da sua vida na Laranjeira (zona rural de Caxias), mãe de 07 filhos e avó de vários netos. 

O Blog se solidariza com a família enlutada rogando a Deus que dê o descanso eterno e merecido para dona Baica.  




Michel Temer diz que não renunciará 



O presidente Michel Temer afirmou em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (18) no Palácio do Planalto que não renunciará ao cargo e pediu investigação plena após a delação premiada dos empresários Joesley e Wesley Batista, donos do frigorífico JBS.

“No Supremo, mostrarei que não tenho nenhum envolvimento com esses fatos. Não renunciarei. Repito: não renunciarei. Sei o que fiz e sei a correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Essa situação de dubiedade e de dúvida não pode persistir por muito tempo”.

Leia o pronunciamento na íntegra:

“Olha, ao cumprimentá-los, eu quero fazer uma declaração à imprensa brasileira e uma declaração ao País. E, desde logo, ressalto que só falo agora – os fatos se deram ontem – porque eu tentei conhecer, primeiramente, o conteúdo de gravações que me citam. Solicitei, aliás, oficialmente, ao Supremo Tribunal Federal, acesso a esses documentos. Mas até o presente momento não o consegui.

Quero deixar muito claro, dizendo que o meu governo viveu, nesta semana, seu melhor e seu pior momento. Os indicadores de queda da inflação, os números de retorno ao crescimento da economia e os dados de geração de empregos, criaram esperança de dias melhores. O otimismo retornava e as reformas avançavam, no Congresso Nacional. Ontem, contudo, a revelação de conversa gravada clandestinamente trouxe volta o fantasma de crise política de proporção ainda não dimensionada.

Portanto, todo um imenso esforço de retirar o País de sua maior recessão pode se tornar inútil. E nós não podemos jogar no lixo da história tanto trabalho feito em prol do País. Houve, realmente, o relato de um empresário que, por ter relações com um ex-deputado, auxiliava a família do ex-parlamentar. Não solicitei que isso acontecesse. E somente tive conhecimento desse fato nessa conversa pedida pelo empresário.

Repito e ressalto: em nenhum momento autorizei que pagassem a quem quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém. Por uma razão singelíssima: exata e precisamente porque não temo nenhuma delação, não preciso de cargo público nem de foro especial. Nada tenho a esconder, sempre honrei meu nome, na universidade, na vida pública, na vida profissional, nos meus escritos, nos meus trabalhos. E nunca autorizei, por isso mesmo, que utilizassem o meu nome indevidamente.

E por isso quero registrar enfaticamente: a investigação pedida pelo Supremo Tribunal Federal será território, onde surgirão todas as explicações. E no Supremo, demonstrarei não ter nenhum envolvimento com esses fatos.

Não renunciarei, repito, não renunciarei! Sei o que fiz e sei da correção dos meus atos. Exijo investigação plena e muito rápida, para os esclarecimentos ao povo brasileiro. Esta situação de dubiedade ou de dúvida não pode persistir por muito tempo. Se foram rápidas nas gravações clandestinas, não podem tardar nas investigações e na solução respeitantemente a estas investigações.

Tanto esforço e dificuldades superadas, meu único compromisso, meus senhores e minhas senhoras, é com o Brasil. E é só este compromisso que me guiará.
Muito obrigado. Muito boa tarde a todos”.
Michel Temer deve renunciar ainda hoje 



É cada vez mais forte a possibilidade de que o presidente da República, Michel Temer (PMDB) renuncie ao cargo nas próximas horas.

A princípio Michel Temer estava relutando em renunciar, mas depois do vazamento das imagens que poderiam provar o pagamento de suposta propina aos eventuais indicados de Temer e do senador Aécio Neves (veja aqui), o presidente da República teria admitido que o melhor caminho seria mesmo a renúncia.

Para complicar ainda mais a situação, os áudios das conversas que poderiam comprovar as supostas propinas devem ser divulgados ainda hoje. Temer já tem sendo aconselhado por assessores e aliados próximos a renunciar ao cargo.

O presidente Michel Temer deve fazer um pronunciamento nas próximas horas e a expectativa maior é de uma renúncia.

Caso efetivamente Temer renuncie ao cargo, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), assumirá a Presidência da República. Caberá a Maia, no período de 30 dias, convocar o Congresso Nacional e realizar eleições indiretas.

É aguardar e conferir.
Idoso bastante conhecido nas festas culturais de Caxias é atropelado por carro na Avenida Santos Dumont 


Jasvan, mais conhecido como Pipoca, é servidor publico estadual aposentado e participa ativamente das atividades culturais de Caxias, como a Dança do Lili e o Boi Canário Verde. 

Populares disseram que o motorista do carro atropelador, um Fiat Pálio, cor preta, não deu passagem ao senhor de aproximadamente 70 anos. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (18) na Avenida Santos Dumont. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU - foi chamado para socorrer o idoso que levou uma pancada forte na altura do quadril e bateu com a cabeça no chão. Ele foi levado para a UPA para receber atendimento mais detalhados.

Após atropelar o idoso Pipoca, o motorista do carro permaneceu no local e se comprometeu com um sobrinho da vitima a arcar com as despesas de medicamentos.

Diretor do Macrorregional de Caxias rebate denuncia "de que o hospital regional tem dono" 


Na final da tarde desta quarta-feira (17), o diretor geral do Hospital Macrorregional ‘Dr. Everaldo Ferreira Aragão’, enfermeiro Jefferson Coutinho, rebateu a denúncia feita pelo vereador de Timon, Henrique Júnior em discurso na tribuna da Câmara Municipal durante sessão realizada segunda-feira (15) onde o mesmo disse que, “lá eles escolhem quem vai ser atendido enquanto os timonenses chegam lá e ficam se humilhando”.

Em contato feito com o  blogueiro, Ludwig, que divulgou a denuncia em seu blog,  o diretor Jefferson Coutinho explicou como funciona o acesso dos pacientes ao hospital. "Nosso hospital não tem sistema de urgência e emergência, nós trabalhamos com o sistema de regulação. Então todos os pacientes que vem de Timon ou qualquer outro município eles vem pelo sistema de regulação, assim como o Maranhão todos os estado do país trabalham com o sistema de regulação”, disse o diretor.

“Todos os funcionários da Secretaria de Saúde de Timon e os pacientes que são atendidos no Hospital Macrorregional de Caxias podem relatar melhor para o vereador sobre nosso atendimento e faço um convite ao mesmo para conhecer nossa unidade", frisou Jefferson Coutinho.
SINTRAP derruba portaria  nº 955/2017 da Secretaria Municipal de Educação 


O Sintrap ficou sabendo no dia 11/05 às 15h30 de uma Circular que a Secretária de Educação havia publicado. A titular da pasta, Ana Célia Damasceno, convocou todos os Diretores e Coordenadores das escolas municipais e durante a reunião entregou a Circular aos Diretores, determinando aumento em 30 minutos do tempo de trabalho em sala de aula dos professores do 1º ao 5º sem reajuste salarial.

O Sindicato sério como é o Sintrap, independente de Governo convocou logo uma comissão e fez um estudo da Circular ainda na noite do dia 11/05/2017 e no dia 12/05/2017 às 8h30 já estava tentando uma audiência de imediato com a secretária de Educação, professora Ana Célia, para resolver a referida situação dos trabalhadores, da reunião do dia 12/05 provocou outra para o dia 15/05 às 16h00 e por último na reunião do dia 17/05/ às 17h00 o Governo enviou sua Assessoria Jurídica para informar à comissão do Sindicato que a referida Circular estava cancelada.


O SINTRAP mais uma vez prova que só a luta muda a vida. Se os professores do 1° ao 5º ano não tivessem resistido a esse absurdo e o Sindicato não agisse rápido, todos estariam trabalhando iguais escravos sem direitos a nada.

Mas chegou ao fim desta batalha, conforme afirmou o advogado Samuel Pereira (assessor jurídico da SEMECT) à comissão do SINTRAP que a Portaria  955/2017 – GAB/SEMECT que obrigava os professores a trabalhar 30 minutos a mais por dia estava cancelada e que amanhã dia 18/05/2017 sairá outra Portaria confirmando a efetividade do 1/3 da jornada do trabalho fora da sala de aula, sendo o professor que escolherá onde vai cumprir esse 1/3 da jornada fora da sala de aula.


A nova Portaria chegará às escolas municipais nesta quinta-feira (18) orientando os Diretores e Coordenadores a cumprirem o 1/3 da jornada de trabalho dos professores fora da sala de aula.

A secretaria de Educação, Ana Célia, poderia no ensejo publicar e divulgar uma Circular informando aos Diretores para não cobrar reposição de aula dos professores quando estes estiverem de atestado médico. Pois um atestado médico é uma licença médica e quem está de licença médica não repõe aula. 

E este tema já foi discutido no dia 30/01/2017 e ficou acertado que a Secretária de Educação divulgaria uma Portaria orientando os Diretores a não cobrar a reposição de aula quando o professor estivesse de atestado médico, mas até hoje esta Portaria não saiu. 


fonte: SINTRAP